Um novo Escritório Digital está sendo testado no sistema jurídico do Brasil.
A plataforma integrará o peticionamento eletrônico de cerca de 30 Tribunais que utilizam o Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Conforme notícias, o novo sistema virtual deve entrar em funcionamento em março de 2015.
Com ele, o usuário terá acesso a todos os processos que tramitam nos Tribunais brasileiros, sem precisar acessar sistemas diferentes, como ocorre hoje.
Entre as novidades destacam-se: diminuição da necessidade de vários cliques; possibilidade de assinar petições mesmo quando sem acesso à internet (off-line); a linguagem JAVA e um navegador específico não serão necessários; vários advogados poderão trabalhar nos mesmos processos (com interface única por login e senha) e em formato PDF, independentemente do seu editor, etc.
Além disso, o Escritório Digital será acessível a deficientes visuais e idosos, pois terá uma interface intuitiva e compatível com os principais leitores de tela.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Nacional da Justiça (CNJ) já estão testando o novo sistema.
Esperamos que o novo sistema promova, ainda mais, a usabilidade, a interoperabilidade e a acessibilidade.
Por fim, quanto tempo levará para as audiências poderem ser totalmente via internet (com economia de espaços físicos públicos, diminuição dos gastos com transporte, redução da poluição, do tempo e com promoção da ecologia)?
Leia mais sobre o tema em: OAB.
Autor: Dr. Alex Tavares.
Envie suas dúvidas agora mesmo: