Recibo de Compra e Venda de Carro/Veículo (CRV) Será Disponibilizado Online
O novo sistema digital passará a valer em 180 dias e trará as mesmas informações do documento físico
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) quer simplificar a transferência de veículos.
Os documentos que garantem que o CRV (documento emitido no primeiro emplacamento que permite a compra e venda) e o ATPV (que fica no verso do CRV e é preenchido quando há mudança de proprietário), agora, serão disponibilizados de maneira eletrônica.
O novo sistema digital passará a valer em 180 dias e trará as mesmas informações do documento físico.
Você está gostando desse conteúdo? Então, veja isto:
- Livro grátis: direito do trabalhador no saída do emprego!
- Trabalho em casa (home office)? Saiba os seus direitos?
- 7 direitos sobre os recursos de multa de trânsito!
- Quais os principais direitos dos idosos?
- 10 direitos do consumidor que você precisa saber!
- Você sabe as regras da aposentadoria e como não depender do INSS?
- Você já teve problemas com celulares, smartphones e tablets?
- Ficar mais de 2 horas em fila de banco gera danos morais?
- Dano moral no Facebook? Como assim?
- Mais uma vez sonho da casa própria vira pesadelo!
- Venda Casada é Prática Abusiva?
Carro: Compra e Venda | Procedimento de Transferência Para Não Ter Problemas Com a Justiça
Vídeo Grátis: Carro Mais Barato!
Recibo de Compra e Venda de Carro/Veículo (CRV) Será Disponibilizado Online: Base Legal
A mudança está prevista na Resolução 712/2017 do Contran, do Ministério das Cidades, publicada no Diário Oficial, que constitui o Certificado Eletrônico de Registro de Veículo (CRVe), a Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPVe) e estabelece orientações e procedimentos a serem adotados para o preenchimento e autenticação dos documentos.
Pelos próximos 180 dias, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) do Ministério das Cidades irá estabelecer testes junto aos órgãos de trânsito e cartórios para começarem o uso do sistema eletrônico.
“Ao vender um veículo, o consumidor preenche, assina e autentica o CRV, em seguida deve informar ao Detran a comunicação de transferência do veículo. Com a Resolução, o acesso dado ao proprietário e aos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal será todo digital ao sistema informatizado do Denatran com utilização de certificado digital conforme padrão ICP-Brasil, com assinatura eletrônica do dirigente máximo do órgão emissor será conferida a validade jurídica ao documento eletrônico proporcionando um processo de forma simplificada e segura”, explica o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi.
Como Funciona a Isenção Fiscal na Compra de Carros Para Deficientes Físicos
Vídeo Grátis: Carro Mais Barato!
Recibo de Compra e Venda de Carro/Veículo (CRV) Será Disponibilizado Online: Funcionamento
O antigo proprietário deverá encaminhar ao órgão ou entidade executiva de trânsito, do estado ou do Distrito Federal, de licenciamento do veículo a transação eletrônica de comunicação de venda do veículo no sistema do Denatran destinado ao preenchimento da ATPVe.
Para que não seja responsabilizado pelas penalidades impostas ao veículo após a data declarada na ATPVe, até a data da comunicação de venda do veículo, o antigo proprietário terá o prazo máximo de 30 dias, a contar da data declarada na ATPVe, para realizar o envio da transação eletrônica de comunicação de venda do veículo.
A comunicação de venda em meio eletrônico poderá ser realizada diretamente pelo antigo proprietário, através do ingresso em sistema do Denatran, utilizando certificado digital, conforme padrão ICP-Brasil, de sua propriedade ou por entidades públicas e privadas, que possuam Termo de Autorização do Denatran.
Autor: Redação “O Tempo”: http://www.otempo.com.br